O bloqueio de uma linha é executado através da introdução de um “tampão” (plug) através do Hot Tap (trepanação) previamente executado. Este plug propicia o bloqueio do fluxo da tubulação , para que , por exemplo, seja feito um reparo à jusante. A seção posterior (à jusante) do bloqueio pode ser então purgada, se necessário. Feito o reparo, ou a manutenção desejada, a máquina remove o bloqueio mecânico e em seguida é retirada a máquina. E pronto seu serviço está concluído com rapidez, máxima tecnologia e segurança.
Bloqueio Duplo
Ocorre quando são instalados dois “tampões” (plugs) entre dois pontos de uma linha pressurizada, bloqueando o fluxo neste intervalo, para que seja retirada (reparada) uma parte da tubulação, um equipamento, válvula, etc. Neste caso, ambos os lados da tubulação se mantém pressurizados e o trecho intermediário pode ser retirado (reparado).
Bloqueio Duplo By-Pass
Esta técnica é aplicada quando não podemos interromper o fluxo. Primeiro são instalados dois tie-ins + válvulas entre o trecho que receberá o reparo. Em seguida são executadas duas trepanações aonde é instalada uma tubulação auxiliar (by pass) entre ambas as válvulas. As válvulas são abertas para que o fluxo possa passar pela tubulação auxiliar. Então o bloqueio duplo e executado após e antes das válvulas do by-pass. São aplicados os “plugs” que bloqueiam o trecho que será reparado. A tubulação auxiliar agora está em funcionamento, não interrompendo o fornecimento. Após o reparo os bloqueios são retirados e o fornecimento volta para sua posição original. As válvulas são fechadas e a tubulação auxiliar é retirada.
Pronto. Seu serviço está completo!